sábado, 29 de maio de 2010

Laboratório de informática: uma realidade na E. M. Manoel Noves da Silva em Tanguá.


O laboratório faz parte de dois projetos distintos: foram doados a escola 22 computadores sendo 10 pelo ProInfo e12 pelo o Telecentro. Até o ano passado (2009), esses computadores estavam nas caixas por falta de um profissional específico. Com a chegada da professora Sabrina que já havia trabalhado na casa de cultura juntamente com a diretora Dª Marilene o laboratório foi colocado para funcionar.
Os software usados no laboratório são o Linux, o BrOffice, o color paint , tem um programa específico para trabalhar com geometria e no mais fazem uso da internet . Todos os professores fazem uso do laboratório, geralmente levam as crianças para pesquisarem sobre o assunto trabalhado em aula.
Como as turmas do segundo seguimento do ensino fundamental têm três aulas vagas por semana, foi montado um quadro de horário para essas crianças estarem no laboratório de informática com a professora Sabrina. Nessas aulas eles fazem uso de uma apostila e com a ajuda da professora aprendem a mexerem nos programas. No final de cada aula, os últimos 15 minutos, a professora deixa a turma acessar a internet livremente, mas com restrições. Na quarta-feira no turno da noite ela atende a educação de jovens e adultos.
O laboratório de informática também funciona aos sábados no projeto escola aberta. No sábado é o monitor de informática Juliano que comanda as 4 turmas formadas. Durante a semana o laboratório é restrito aos alunos, mas no sábado é aberto a comunidade, qualquer idade, qualquer pessoa.
Realmente a escola está de parabéns, pois somente 2 escolas em todo o município têm laboratório de informática e os professores estão sabendo aproveitar essa oportunidade para enriquecer o processo de ensino aprendizagem de seus alunos.
Conversando com alguns alunos eles se mostraram bem entusiasmados com as aulas de informática e o uso da internet para pesquisa. Ao perguntar para o aluno Rodrigo dos Santos o que ele achava da ida ao laboratório ele disse:

“ ...é bem legal, além de aprendermos como mexer nos programas com a professora Sabrina, ainda vamos ao laboratório com os outros professores o que deixa a aula muito mais interessante. Eu fico muito chateado quando justamente no dia que falto o professor leva a turma pro laboratório”.

5 comentários:

  1. A informática hoje é tudo, e essa escola está de parabéns, pois a informática na escola é um passo importante para que o aluno através de um mediador saiba utilizá-la com cautela e responsabilidade. O ProInfo está tendo uma participação fundamental para que essa realidade aconteça nessas escolas da sua cidade e de outras localidades.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse projeto da E. M. Manoel Noves da Silva. Aproxima a comunidade da escola além de combater a evasão e as faltas excessivas dos alunos. Fico na expectativa que o ProInfo atinja outras escolas de seu município.

    ResponderExcluir
  3. Espero que esse número de apenas 2 escolas do seu municipio ter laboratorio de informatica muda bem rapido, e atinja todas as escolas! Vemos por depoimento do aluno o quanto a aula fica mais convidativa!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da realidade nas escolas pesquisadas, contudo, a inserção da informática em muitas escolas da rede pública, estão aquém dessa realidade. Esperamos que essa pesquisa sirva como despertamento para que outras sigam o mesmo caminho.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso o trabalho realizado nesta escola. Se a informática fosse realmente levada a sério como nessa escola, teríamos mais alunos conectados e preparados para esse mundo tecnológico. Essa escola é um exemplo a ser seguido e seu trabalho deve ser divulgado como está sendo feito agora, para que mais oportunidades como essa possam nascer em outras escolas. Parabéns a E. M. Manoel Noves da Silva, levando inclusão digital não sóaos alunos , mas a comunidade em seu entorno.

    ResponderExcluir